Centro de Relacionamento Intrapessoal, Interpessoal e Aprendizagem

sábado, 19 de junho de 2010

Atividades para alfabetização


As atividades abaixo fizeram parte do encarte Jogos para Alfabetizar da revista Alfabetização de 2009
O encarte foi inteirinho elaborado pela Profª. Sheila Blasques Nobile



Atividade 1: O som das palavras

Objetivo: trabalhar o som das palavras
Material: grupos de figuras com o mesmo som na terminação da palavra, coladas num papel cartão e com os nomes escritos abaixo da figura

Como desenvolver a atividade:

1- divida a classe em grupo;
2. Cada grupo receberá os grupos de figuras:

Grupos:
a) Chuteira - mamadeira- cadeira- peneira- cadeira- torneira
b) Panela- janela- canela- fivela
c) Bola- cola- sola- mola
d) Corneta- caneta- borboleta- cometa
e) Ninho – caminho- carrinho- carinho

3. O professor terá uma figura de cada grupo de palavras, ele pedirá as palavras correspondentes a que for sorteada por ele;

4- Os grupos deverão separar os grupos de palavras.


Caminho- carinho- ninho- carrinho















Atividade 2: dominó das histórias infantis

Material: elaborar um dominó com personagens de duas (2) histórias infantis. Veja o modelo.
Objetivo: desenvolver a coerência e o raciocínio.

Desenvolvimento da atividade:

1. Conte duas histórias infantis para os alunos;
2- Elabore um dominó com personagens e objetos da duas (2) histórias infantis.
3- Procure usar vários personagens. Exemplo: Branca de Neve- Madrasta; Espelho, Anões (ou anões separados); maça; príncipe. Cinderela- fada; abóbora; os ratinhos, as irmãs; o castelo; o sapatinho; a carruagem, o príncipe; a madrasta.
4- As crianças formaram grupos e encaixaram o dominó de acordo com as histórias, o objetivo deste jogo, é que a criança não fique encaixando o dominó com figuras iguais, como maçã com maçã, mas encaixar com as da história que pertence, por exemplo, encaixar- Branca de Neve com a maçã; a maçã com um anão.













ATIVIDADE 3 - JOGO DO DADO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Objetivo: desenvolver a coerência e a coesão
Material: 4 dados, sendo 1 de artigo, 1 de substantivo; 1 de verbo de ligação e 1 de adjetivo.


1- Fazer quatro dados de caixas de seis caixas de leite longa vida, que serão cobertas por EVA, as palavras também serão feitas no EVA e coladas no dado por velcro.











Desenvolvimento da atividade:

1- Faz uma roda, sentados de índio, e cada aluno joga os 4 dados’;
2- o professor lê as palavras e pergunta para os alunos: “O que podemos formar de frases?”. Sempre com a interferência do professor. Assim os alunos terão noção que as frases são formadas por várias palavras e não precisam saber que são classes gramaticais, apenas palavrinhas.
3- O professor também poderá pedir para mudar 2 palavras, tanto para o masculino ou feminino, quanto para o plural ou singular, depende do desenvolvimento da sala
Exemplo: Artigo: o, a, os, as, um, uma, uns; - Substantivo- menino, leão, rã, bruxas; Verbo- é, permanece, ficou; Adjetivo- feroz, bela, má, bonita, velho.

O trabalho com os dados pode ser realizado de várias formas, depende da criatividade do professor, o importante é que o aluno não fica formando frase só com palavras escritas no papel. O uso dos dados estimula a aprendizagem, porque se torna uma atividade lúdica e foge do padrão papel, lousa, livro.


ATIVIDADE 4- TELEFONE SEM FIO E SEM VOZ-

Objetivos: desenvolver a escrita e a atenção
Material: nenhum.

Desenvolvimento da atividade:
1- Formas filas indianas;
2- O último aluno de cada fila escolherá uma letra, dirá no ouvido da professora, e depois fará a letra nas costas do colega da frente;
3- Esse colega fará no colega da frente e assim cada aluno fará no a forma ou a palavra no colega da frente, até terminar a fila;
4- Quando chegar ao primeiro da fila, a professora colocará os alunos na frente das filas e pedirá que façam a letra, que foi feito nas cotas, no ar.
5. Essa atividade pode ser feita com letra, sílaba e palavra.


Atividade 5: Painel de símbolos

Material: TNT; durex colorido; EVA para figuras e letras; caneta de retroprojetor para fazer boca, olhos, etc.; cola quente; velcro.

Objetivos: trabalhar coerência, associação, sílabas e o alfabeto.

Como fazer o painel:

1- Elabore símbolos correspondentes a letras ou sílabas, como por exemplo: a palavra foca: coração – FO e a estrela- CA.
2- Coloque, coladas os símbolos e a s letras correspondentes na parte de cima do painel, que é de TNT, e as figuras de EVA.
3- Forme embaixo palavras, mas com figuras, para os alunos descobrirem as palavras correspondentes as figuras.
4- Faça uma linha onde os alunos irão colar, com durex colorido, as letras de EVA possuem velcro atrás e no painel também tem velcro para que possam fixar as letras.


















Desenvolvimento da atividade:

1- Separe a sala em grupos;
2- Os alunos deverão associar as figuras com as sílabas.
Atividade 6: Painel das palavras e figuras

Objetivos: associar palavras com as suas figuras
Material: um quadro de feltro, figuras com velcro atrás, palavras correspondentes as figuras com velcro atrás.

Desenvolvimento da atividade: O professor mistura palavras e figuras numa mesa, ou numa caixinha e as crianças procuram os pares e colam no painel


Atividade 7: Os pares

Objetivos: conhecer as letras do alfabeto
Material: papel cartão, pincel atômico, tesoura, um saco de papel ou de TNT

1- O professor fará 2 alfabetos para cada aluno num papel cartão de forma quadriculada e recortará as letras.
2- Cada aluno recebe um saco de papel ou de TNT com dois alfabetos recortados dentro e uma ficha de marcação.

3- Os alunos serão divididos em duplas;

4. Será feito um sorteio para ver quem começa o jogo na dupla;

5- O aluno tira uma letra do seu saco de papel ou de TNT e o outro aluno também tira uma letra do material dele;
6- Se for a mesma letra o aluno que tirou primeiro a letra, marca um ponto, isto é marca um X na ficha dos pares na coluna SIM, se não for a mesma letra marca um X na coluna Não;
7- Após 10 sorteios por aluno o jogo termina e ganha quem marcou mais SIM na ficha dos pares.
Atividade 8- Alfabeto abstrato

Objetivos: desenvolver o reconhecimento das letras do alfabeto.
Materiais: folhas sulfites, pincel atômico, lápis de cor.

Como fazer a atividade:

1- Numa folha sulfite faça traços, ondas, círculos e também uma letra a ser descoberta.

Desenvolvimento da atividade:

1- Cada aluno receberá uma folha sulfite e deverá descobrir a letra que está escondida nos traçados;
2- Após descobrir deverá colorir a letra.


Atividade 9- Notas musicais

Objetivo: desenvolver a criatividade e a coerência
Materiais: cartolina, cola, tesoura, revistas, lápis de cor.

Desenvolvimento da atividade:

1- Divida a sala em grupos;
2- Cada grupo receberá uma cartolina;
2- Os grupos procuraram figuras nas revistas ou fazer desenhos, conforme a nota musical pedida;
3- O professor dirá “O que tem numa casa o Dó?” para u grupo e para os outros RE, MI, AS, LO, SI.
4. Ao término da atividade os grupos apresentarão seus cartazes.


Atividade 10- O supermercado

Objetivos: desenvolver a leitura e a escrita
Materiais: embalagens de produtos.

Desenvolvimento da atividade

1- Os alunos trarão embalagens vazias de produtos, o professor também poderá usar figuras de produtos;
2- Os produtos ficaram expostos como num supermercado;
3. A sala será dividida em grupos;
4. Cada grupo será responsável pelas compras, tendo como referência uma letra, que será entregue pelo professor, por exemplo, o grupo que receber a letra A comprará ARROZ;
5. Será estipulado um tempo para as compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário