Centro de Relacionamento Intrapessoal, Interpessoal e Aprendizagem

domingo, 23 de agosto de 2009

Nome- projeto identidade

Identidade- Atividades com o nome O desenvolvimento da identidade através dos nomes O desenvolvimento da construção da identidade é socialmente construído e aprendido desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem. E a escola tem um papel de fundamental importância na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, principalmente Educação Infantil, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. A criança desde o nascimento necessita da mediação do outro para se desenvolver, portanto o meio sozinho não dá conta de desenvolvê-lo e é aí que entra o papel do educador. Por isso, importante reconhecer o trabalho desenvolvido pelos professores que trabalham com crianças na Educação Infantil, pois é através deles que ocorre a estimulação para a longa caminhada de construção da identidade. Esta construção de identidade ocorre visivelmente por meio de ações planejadas dos professores, que constroem projetos educativos de qualidade. Com o trabalho educativo do professor, os alunos são colocados em situações com as quais aprendem a expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção da identidade. O nome é fundamental na construção da identidade da criança. E na Educação Infantil é o inicio de todas as atividades por ser uma referência própria de cada aluno e ser significativo para eles. Temos identidade e somos diferentes, isso é a diversidade. Clip Somos diferente



s  

ATIVIDADES COM NOME Atividade 1: Identificando no grito 

Faixa etária: Educação Infantil 
Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a oralidade. 
Material: nenhum
 Atividade ideal para o primeiro dia de aula. 
 1. Explique para os alunos que todos deverão gritar o nome ao mesmo tempo;
 2. Conte até três e a turma gritará o nome; 
 3. Peças para fazer isso umas três vezes, diga, “ Não entendi.” 
 4. Depois da terceira vez escolha um nome, diga, “ Eu escutei algo como (cite apenas uma sílaba do nome de algum aluno); 
 5. Os próprios alunos se identificarão; 
 6. Faça perguntas para o aluno que se identificou, ou para o aluno que a turma identificou, como “ Onde você mora?” ; “ Você tem irmãos?” . Aproveite esse momento para fazer uma breve entrevista com o aluno. 
 7. Faça essa atividade até que todos se identifiquem, ou faça para identificar uns cinco alunos por dia.



Atividade 2: Corrida dos nomes 
 Faixa etária: Educação Infantil 
Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a escrita dos nomes. 
Material: quatro alfabetos por grupo e um apito 1. divida a sala em grupos; 2. Arrume a sala de forma que os alunos fiquem grupos e ao lado da lousa fiquem carteiras representando os grupos; 3. Entregue para cada grupo quatro alfabetos (letras de EVA ou feitas na cartolina); 3. Explique que toda vez que o apito soar uma aluno de cada grupo deverá ir para a carteira que representa sua turma, levando duas letras. 4. Os grupos deverão tentar formar com as letras nome das crianças do próprio grupo. 5. Será apitado 10 vezes. 6. No final será averiguado quantos cada grupo formou. ATIVIDADE 3: Peixinho dos nomes Faixa etária: Educação Infantil Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a escrita dos nomes. Material: uma folha sulfite (A4) para cada aluno, giz, tesoura, lápis de cor, giz de cera, canetinha o que você tiver para colorir, 1. Construa um peixe de dobradura para cada aluno; Corte a sulfite(A4) até conseguir um quadrado perfeito e dobre o papel na diagonal.
Dobre as duas pontas mais finas, dos dois lados, para dentro. Com o resto do papel ofício que sobrou, faça uma cauda e cole na ponta mais larga.
Desenhe os olhos, boca e escamas no seu peixe e pinte-o como quiser
2. Escreva o nome da criança no peixinho, ou a criança escreverá o nome dela com auxilio de um crachá; 3. Desenhe no pátio, no chão, com giz, um circulo, representado o mar ; 4. Os alunos ficarão dentro desse circulo, cantando a música “ Se eu você um peixinho (...)”; 5. coloque numa mesa todos os peixinhos com os nomes das crianças; 5. Conforme a música for sendo cantada, mostre um peixinho, depois da escolha do peixinho (nome), todos alunos cantam a música, e a criança sai do circulo (mar) 6. Se alguma criança não reconhecer o seu nome, a professora indicará o peixe da criança.
Atividade 4: Que nome é esse? Faixa etária: Educação Infantil Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a escrita dos nomes. Material: papel sulfite (A4) e caneta 1. Escreva apenas as consoantes dos nomes das crianças em tiras de do papel sulfite (A4). Exemplo: Mariana = MRN 2. Organize a sala com as carteiras em “U”; 3. Escreva os nomes das crianças na lousa, como referência para elas; 3. Espalhe as tiras no chão, no meio da sala; 4. Os alunos deverão encontrar as tiras que representam seus nomes. Atividade 5: A viagem Faixa etária: Educação Infantil Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a identificação do nome. Material: nenhum 1. Organize a sala com as carteiras em “U”; 2. Explique que a turma fará uma viagem, escolha um lugar; 3. Mas que a professora é que escolherá os que eles levaram na mala; 4. Então será perguntado, o que eles levarão na mala; 5. A pergunta será feita individualmente, porque é importante falar o nome da criança, antes da pergunta. Exemplo: “ Pedro o que você levará na viagem para ........................?” 6. a criança responderá, mas se o objeto que ela falou não inicia com a letra do nome dela a professora dirá “ Pedro, eu não deixo você levar ...................” 7. A pergunta será feita para todos os alunos, pelo menos duas vezes; 8. Algumas vezes as crianças acertaram, mas ficaram curiosas, porque não saberão o porquê. 9. O professor poderá dizer, “ Pedro, se você quiser levar o pincel da Maria, eu deixo? 9. A atividade termina quando alguém acertar e comentar o porquê. 10. Se a turma não identificar o porquê, depois que todos participaram duas vezes pelo menos, ou depois de 10 min de atividade, será revelado. Atividade 6: O nome que te dou Faixa etária: Educação Infantil Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a identificação e a formação do nome. Material: nenhum 1. Organize a sala com as carteiras em “U”; 2. Coloque no centro uma mesa com os crachás dos alunos; 3. Diga para classe: “Te dou um M, te dou um A, te dou um R, te dou um I, te dou um A, o que vocês formaram?” 4. Os alunos responderão: MARIA. 5. A criança pegará seu crachá.
As atividades acima estão na revista Atividades escolares- Volta às aulas que têm projetos e 33 atividades elaboradas por mim.
Um abraço
Sheila Blasques-CRIIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário