Centro de Relacionamento Intrapessoal, Interpessoal e Aprendizagem

quinta-feira, 3 de março de 2011

Projeto- Carnaval (Atividades escolares)

Atividades escolares para a semana do Carnaval
Manifestação da cultura de um povo, o Carnaval deixou de ser uma festa tipicamente popular para ganhar cada vez mais adeptos e espaço, sendo reverenciado em todos os níveis e camadas sociais.

Desenvolva um projeto cultural. Trabalhe com o tema sem abordar o lado religioso, mas sim a cultura a arte e o lúdico. Precisamos introduzir na Escola o princípio de que todo conhecimento tem algo a ver com a experiência do prazer. Quando este está ausente, a aprendizagem vira um processo meramente instrucional.

É primordial propiciar doses de entusiasmo para que o processo de aprender aconteça.

Aprender é um processo criativo que se dinamiza em cada projeto construído e desenvolvido pela Escola

Dentro desta perspectiva acreditamos que a Educação só consegue "bons resultados" quando se preocupa com gerar experiências de aprendizagens, que seduzem e encantam. Por isso, durante as duas semanas que antecedem o Carnaval, desenvolva atividades capazes de exercitar o potencial criativo dos alunos. A proposta de trabalho é tão rica e diversificada.

Objetivos: • Reconhecer o carnaval como a maior festa popular brasileira;
• Estimular a construção da escrita da história do carnaval através de pesquisa e coleta de dados;
• Desenvolver a capacidade de observação e análise;
• Entender a necessidade de uma melhor conscientização em relação à diversão e liberdade;
• Valorizar o carnaval como forma de divertimento

Atividade: Dramatização com mascaras
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivo: aprimorar a linguagem plástica, desenvolver habilidades corporais e verbais. Conteúdo: Comunicação e expressão e Artes Visuais.

As mascaras permitem realizar uma fantasia, dessa forma, trabalhar o faz de conta. Por isso aproveite o momento. Faça uma mascara e a utilize numa atividade lúdica.
A brincadeira já começa na hora de construir a máscara.
Os alunos escolheram que tipos de mascaras produzirão: Colombina, Pierrô ou Arlequim



1. Divida a sala em grupos, explique que farão uma dramatização utilizando as mascaras.

2. Educação Infantil: O professor desenvolverá textos curtos, será também o narrador da história, e os alunos farão a dramatização conforme o professor for lendo o texto.

3. Ensino Fundamental 1: Os grupos produziram uma dramatização, para tanto receberam as seguintes instruções.

Instruções para a produção da dramatização: Pierrot é apaixonado pela Colombina, mas Alecrim seu amigo também é. Crie uma história, onde Pierrot é o herói; Colombina a heroína e Alecrim o vilão. O grupo escolherá o cenário, onde se passa a história. A história deverá ter um mistério.


Atividade: Marionete humanas
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivo: desenvolver a coordenação, aprender por meio da experiência direta e da participação.
Conteúdo: Movimento e Educação Física
Materiais: dois pedaços de elástico de 70 cm e dois de 90 cm, duas varetas de madeira (do tipo espeto para churrasco)

Todas as atividades físicas, quando incentivadas ma sala de aula, concentram a atenção do aluno e auxiliam a memorização na aprendizagem por meio do sistema corporal neuromuscular.

1. Forme duplas;
2. Amarre os elásticos nos alunos de forma que se torne uma marionete, os dois pedaços menores nas mãos e os maiores nos tornozelos;
3. Os alunos condutores das marionetes ficarão em cima de uma cadeira e as marionetes humanas no chão;
4. Os alunos apresentarão um show de marionetes, cantando musicas de carnaval, ou infantis, as marionetes humanas dançarão, conforme serão conduzidas.

Marionete simples

Você vai precisar de:
• Jornal
• Um retalho de tecido bem colorido (mais ou menos 30 x 30cm)
• Uma vareta de madeira (do tipo espeto para churrasco)
• Três botões de roupa
• Fita adesiva
• Uma fita de tecido colorido (cetim, algodão, veludo, o que você puder arranjar)
Faça uma bola de jornal do tamanho de um limão grande. Firme essas bola passando fita adesiva à toda a volta dela, para que fique redondinha. Enfie a vareta bem dentro dessa bola - ela deve ficar bem firme (se preciso, ajude com mais fita adesiva).

Você deve colocar o quadrado de pano sobre a bola de forma que ela caia igual para todos os lados. Fixe o pano amarrando-o com a fita de tecido, logo onde a bola termina e começa a vareta.

A bola é a cabeça do boneco; o tecido caído à volta é sua roupa!

Cole dois botões iguais para fazer os olhos, e um botão diferente para ser o nariz. Para fazer a boca, desenhe com pilot ou cole um pedaço de lã colorida!

Você pode fazer vários bonecos super rápido e criar uma história com eles!

Atividade: Jogo da trilha com músicas de carnaval
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivo: aprender por meio da experiência direta e da participação, familiarizar os discentes com ritmos e estilos diversos da música, conhecer músicas de carnaval.
Conteúdo: Música e Comunicação e expressão
Materiais: EVA; figuras de revista; cola quente, tesoura, dado.


Confeccione o jogo:
1. Faça o jogo da trilha, recorte gomos para fazer a trilha, cole no EVA
2. Cole em alguns pontos da trilha figuras referentes a músicas de carnaval.
Exemplo: Chupeta – “(...) dá a chupeta para o bebê não chorar.”
Bruxa – “(...) Ei a bruxa vem aí e não vem sozinha.”
Sol – “(...) Atravessamos o deserto do Saara e o sol estava quente”.
Índio- “(...) Vamos brincar de índio.”
Estrela- “( ...) “A estrela Dalva,”
Canoa – “( ....) A canoa virou”
3. Faça figuras para representar os alunos na trilha;
4. Faça quatro bombas, desenhe-as ao lado da trilha.

Como jogar:
1- Trabalhe na sala de aula as músicas de carnaval, que fazem parte do jogo de trilha, coloque as letras das músicas em papel Kraft e fixe-as no varal da sala;
2- Cante as músicas com os alunos;
2- Depois divida a turma em grupos, cada grupo recebe um jogo da trilha;
3- Os alunos jogarão os dados para saber que inicia o jogo;
4- Para sabre o quanto deve seguir na trilha;
5- Quando a figura do aluno parar numa figura que representa uma música, o aluno deverá cantar um trecho da música.
6- Se cair na bomba, deverá voltar duas casas.
7- Ganha quem chegar ao final da trilha primeiro.



ATIVIDADE: PAINEL DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS.Faixa etária: Ensino Fundamental I
Objetivo: criar novas formas lingüísticas; desenvolver a expressão escrita.
Conteúdo: Comunicação e expressão.
Materiais: TNT (1 de altura por 1 de comprimento), EVA para fazer figuras; cola quente; tesoura, fita adesiva colorida..

Faça o painel:

1- Cole no TNT figuras que represente as silabas. Exemplo: “sol” representa o “mas”;
2- Coloque fita adesiva representando cada sílaba na frente da figura;
3- Coloque no painel palavras elementos do carnaval: mascara,sambista, pandeiro, Colombina.
4- Se quiser faça também as figuras das palavras que serão decifradas no painel e coloque na parte debaixo do painel. Será uma referência para os alunos.

Desenvolvimento da atividade:

1- Explique para a turma que os símbolos (figuras) representam sílabas, mas eles é que deverão decifrar e identificar os significados.
2- Divida a turma em grupos;
3- Cada grupo irá decifrar duas ou três palavras.


Atividade: Jogo da memória do carnaval
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico e o conhecimento dos elementos do carnaval francês e brasileiro.
Conteúdo: Lógica, Ates visuais e comunicação e expressão.
Materiais: papel cartão, folha sulfite (A4), cola, tesoura, figuras dos elementos do carnaval.

Confeccione o jogo da memória

Baiana – bandeira do Brasil
Pandeiro- bandeira do Brasil
Sambista- bandeira do Brasil
Boneco gigante de Olinda
Porta bandeira

1. Cole a figuras no papel cartão, elas deverão ficar do mesmo tamanho.

Como jogar
1.Coloque as figuras viradas para baixo, misture-as. Coloque na mesa.
2. O aluno deverá tirar duas figuras, deverá formar o par, figura mais bandeira.
3. Quando acerta continua, mas quando se errar, será a vez do colega.


Atividade: O dia da folia
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivo: desenvolver a criatividade, habilidades perceptivas, imaginativas e estéticas.
Conteúdo: Artes visuais e comunicação e expressão.
Materiais: CD Infantil de músicas de carnavais, aparelho de som

1. A sala de aula será enfeitada com flores e mascaras.
2. Coloque músicas de carnavais. (Exemplo: CD Carnaval Palavra Cantada)
3. Torne o dia da folia, um dia divertido, com brincadeiras

Brincadeiras para a festa da folia:
- Estátua: coloque uma música, as crianças dançam, quando a música para todos viram estatuas;
- Passar por baixo do cabo de vassoura- as crianças formaram uma fila indiana e passaram por baixo do cabo da vassoura, que ira abaixando a cada música;
- Pegar em algo: quando a música parar todos devem pegar em algo vermelho, em algo de madeira, em algo de pedra, etc.
- Faça uma dança circular- forme duas rodas, uma dentro da outra e crie gestos para uma música, coloque uma mascara ou uma flor no meio das duas rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário